PRÉ-COMUNICON 2021
CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO
DIA 13 DE OUTUBRO
O Pré-Comunicon realiza pela manhã a mesa sobre Educação Midiática e Consumo seguida do I Ciclo de Relatos: experiências em educação e consumo midiático na Educação Básica, ambos promovidos pela Cátedra Maria Aparecida Baccega do PPGCOM da ESPM-SP, instância que tem como objetivo fomentar o debate sobre a importância da educação para os meios e para o consumo. Tanto a mesa quanto o ciclo de relatos são gratuitos e pretendem ser um espaço de troca de conhecimentos sobre as experiências de uso e consumo de mídia na escola.
Para participar do Ciclo de Relatos é necessário fazer inscrição (formulário abaixo), mesmo que já esteja inscrito no Comunicon 2021.
A mesa temática, das 8h30 às 10h, será transmitida para os inscritos no Ciclo de Relatos e no Comunicon 2021.
No período da tarde o Pré-Comunicon 2021 apresenta as palestras organizadas pelos Grupos de Pesquisa do PPGCOM-ESPM. Este evento é acessado apenas pelos inscritos no Comunicon 2021.
Programação | Pré-Comunicon 2021
MANHÃ
8h30 – 10h | Mesa de Abertura
TEMA: Educação Midiática e Consumo
MEDIAÇÃO: Profa. Dra. Tânia Hoff
PALESTRANTES:
Prof. Dr. Adilson Citelli
Comunicação e educação: acerca das interfaces
Pensar de modo mais abrangente a educomunicação implica acionar alguns vetores que cumprem papel de mediação entre os campos da comunicação e da educação. Nesta exposição colocaremos em debate um dos elementos que circundam a ecologia comunicacional (e educomunicacional) em curso, basicamente substanciada na estratégia tecno-políticas do agenciamento dos dados.
Profa. Dra. Mônica Fantin
Educação midiática e cidadania: entre consumos, práticas culturais e participação
A palestra aborda experiências de educação midiática no ensino e na pesquisa destacando os desafios, as boas práticas e as mediações da literacia midiática no contexto da cultura digital.
Profa. Dra. Gabriela Borges
Oficinas de criação audiovisual e transmídia do Observatório da Qualidade no Audiovisual
Esta palestra apresenta a experiência de elaboração e divulgação das oficinas de criação audiovisual e transmídia do Observatório da Qualidade no Audiovisual durante a pandemia Covid-19. Com as restrições a que estamos todos submetidos, adaptamos as oficinas, que geralmente são oferecidas aos alunos em escolas públicas de Juiz de Fora e região, e produzimos materiais didático-pedagógicos que foram disponibilizados nas redes sociais para serem utilizados pelos professores do ensino fundamental e médio.
10h30 – 12h | Ciclo de Relatos
TEMA: Experiências de educação e consumo midiático na Educação Básica
MEDIAÇÃO: Profa. Dra. Egle Spinelli
Professores das redes pública e particular de Ensino Fundamental e Ensino Médio apresentarão práticas e atividades realizadas nas disciplinas ou em projetos interdisciplinares.
RELATOS E PALESTRANTES:
Imprensa Jovem: Criando Agência de Notícias na Escola
Carlos Alberto Mendes de Lima
Professor, radialista, educomunicador. Coordena o Núcleo em Educomunicação SME SP. Criador do Programa Imprensa Jovem , ganhador do Prêmio Aprendizagem Criativa do MIT e prêmio Global MIL Alliance Unesco.
E aí, prefeitura? Por uma São Paulo melhor nas Eleições 2020: um olhar reflexivo e crítico para o futuro
Adriana Messias Alves e Paulo Henrique Gonçalves Oliveira da Silva
Adriana Messias Alves é bacharel e licenciada em Letras -Português e Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua como professora de Língua Portuguesa na Chapel School de São Paulo. Paulo Henrique Gonçalves Oliveira da Silva é Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
onde também se licenciou em Letras – Português e Inglês, e, atualmente, é professor de língua portuguesa na Chapel School de São Paulo.
A leitura de notícias na internet na sala de aula: o desafio de formar leitores do jornalismo on-line
Paula Takada
Jornalista e professora. Mestre em Comunicação Social pela Umesp, especialista em Alfabetização e em
Didática da Matemática pelo Instituto Vera Cruz, graduada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho.
Mi casa, tu casa: para além dos livros e das cartas, um vínculo afetivo
Paulo Henrique Gonçalves Oliveira da Silva e Adriana Messias Alves
Paulo Henrique Gonçalves Oliveira da Silva é Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
onde também se licenciou em Letras – Português e Inglês, e, atualmente, é professor de língua portuguesa na Chapel School de São Paulo. Adriana Messias Alves é bacharel e licenciada em Letras -Português e Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua como professora de Língua Portuguesa na Chapel School de São Paulo.
Em pauta: o estudo do gênero notícia em favor da construção de um cidadão crítico e ativo
Thais Rotenberg
Pedagoga formada pela PUC-SP, com pós-graduação em Alfabetização pelo ISE Vera Cruz e pós-graduanda em Direitos Humanos pela PUC-RS. Atua há 20 anos como professora na Escola Beit Yaacov, em diversas faixas etárias, atualmente, no 4º ano do Ensino Fundamental.
TARDE - PALESTRAS GRUPOS DE PESQUISA PPGCOM/ESPM
14h – 15h20
Título: #VaiPraCuba: cultura digital e cidadania
Participantes:
Ailynn Torres Santana
Militante feminista. Pesquisadora pós-doutoral no International Research Group on Authoritarianism and Counter-Strategies, da Fundação Rosa Luxemburgo, pesquisadora visitante da Freie Universität Berlin, e pesquisadora associada em FLACSO Equador. Doutora em Ciências Sociais pela FLACSO Equador. Integra o conselho editorial das revistas Cuban Studies (Harvard University) e Sin Permiso (Barcelona).
Deborah Rodríguez Santos
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade de Havana (Cuba). Atua na área dos estudos migratórios e narrativas de si na cultura digital, com foco na diáspora cubana no Brasil. Editora no veículo jornalístico independente OnCuba News, membro do grupo de pesquisa MiDICom (UFF) e colaboradora na equipe do podcast “Cuba do Avesso”
Thiago Soares
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop. Pesquisador Produtividade nível 2 do CNPq. Desenvolveu, com apoio do CNPq, a pesquisa “Música Pop em Cuba: Enfrentamentos políticos e midiáticos” que resultou no livro “Modos de Experienciar Música Pop em Cuba” (Editora da UFPE).
Denise Cogo (mediadora)
Professora Titular do PPPGCOM ESPM, onde coordena o Grupo de Pesquisa Deslocar. Pesquisadora Produtividade Nível 1C do CNPq e pesquisadora
associada do Instituto de la Comunicación (InCom) da Universidade Autônoma de Barcelona.
GP promotor: Deslocar – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (https://deslocar3ci.wordpress.com/)
15h30 – 16h50
Título: Memórias e geopolíticas da exclusão: injustiça e sofrimento no Brasil
Participantes:
Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ)
Formada em jornalismo pela UFF (1990). Possui mestrado (1995) e doutorado (2000) em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Coordena o grupo de pesquisa Mídia Memória e Temporalidades. É coordenadora da equipe Rio do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva). É membro fundadora da Rememora (Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação). Autora de livros e artigos sobre comunicação, memória e mídia.
Bárbara Heller (UNIP)
Graduada em Teoria Literária pela UNICAMP (1982), mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1990) e doutora em Teoria Literária pela UNICAMP (1997). Tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista (2011) e pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2015). Atualmente é docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip) e líder do Grupo de Pesquisa Narrativas da Memória: Representações, Identidades e Culturas, além de membro fundadora da rede de pesquisa Rememora.
Juliana Gagliardi de Araujo (UFF)
Bacharel em História pela UERJ, em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela UFRJ, mestre e doutora em Comunicação pela UFF, onde é atualmente professora substituta e Coordenadora Executiva do Laboratório de Mídia e Democracia (Lamide). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Comunicação da Tulane University (EUA) e pesquisadora de pós-doutorado (bolsa Capes Brasil/INCT-Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação) no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ.
Lúcia Santa Cruz – (ESPM-Rio)
Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professora da ESPM Rio nas graduações de Jornalismo, Cinema e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC), do qual atualmente é coordenadora-adjunta. Coordena o Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR/MPGEC). Uma das fundadoras da Rede de Estudos de Memória e Comunicação (Rememora). Membro da The International Media and Nostalgia Network (IMNN). Pesquisadora de mídia, memória, nostalgia e economia criativa.
Priscila Perazzo (USCS)
Doutora em História Social pela USP (2002). Atualmente é docente do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É líder do Grupo de Pesquisa Memórias do ABC: Comunicação, Cultura e Memória(CNPq), e membro fundadora da rede de pesquisa Rememora. Coordena o Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais da USCS. Fundadora, vice-coordenadora e coordenadora GT “Memória nas Mídias”, da COMPÓS, de 2017 a 2019.
Teresa Neves (UFJF)
Professora associada do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação da UFJF e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação Social pela UFJF. Membro-fundadora da REMEMORA.
Mônica Rebecca Ferrari Nunes (PPGCOM – ESPM) – Mediadora
Pesquisadora Produtividade nível 2 do CNPq. Graduada em Letras (PUCSP), Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP) com formação complementar na EHESS, Paris, França. Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais (PUCSP). Docente e Pesquisadora do PPGCOM- ESPM, SP. Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON, Memória, Comunicação e Consumo (CNPq/ ESPM). Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação, REMEMORA. Coordenadora atual do GT Memória nas Mídias, (COMPÓS). Coordena a Cátedra Memória-Instituto Cultural ESPM.
Promoção: MNEMON (ESPM/CNPq) /Cátedra Memória ESPM/ REMEMORA/GT Memória nas Mídias (COMPÓS)
17h – 18h20
Título: Comunicação e Estudos de Gênero: abordagens e perspectivas de análise