COMUNICON 2021

CONGRESSO INTERNACIONAL
COMUNICAÇÃO E CONSUMO

DIAS 13, 14 e 15/10

SOBRE O EVENTO

O Comunicon – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo – é uma iniciativa do PPGCOM ESPM. Ao longo da última década, constituiu-se como um espaço plural de interlocução sobre o campo da comunicação e do consumo em suas múltiplas interfaces. Em 2021 será no formato virtual devido a pandemia do covid-19, mantendo o Encontro de GTs de Pós-Graduação e de Graduação.


O Pré-Comunicon 2021 abre espaço para relatos de experiências sobre comunicação e consumo midiático de professores da rede básica de ensino e para a apresentação dos trabalhos dos Grupos de Pesquisa do PPGCOM ESPM.


O Comunicon 2021 tem como tema Comunicação, Consumo e Geopolíticas da Exclusão, com palestras plenárias de abertura e encerramento ministradas por especialistas internacionais, que abordam o assunto em suas múltiplas perspectivas epistemológicas.


Sabemos que a expansão da economia global não se dá sem consequências. A lógica do crescimento irrestrito por vezes oculta ou coloca à margem da ordem social hegemônica pessoas e empresas. Tratam-se de expulsões de indesejados ao sistema. Não são, contudo, espontâneas, mas produzidas com instrumentos que incluem desde políticas básicas até instituições, técnicas e complexos sistemas que requerem um amplo conhecimento especializado e formatos institucionais específicos. A desigualdade e o desemprego crescentes, os deslocamentos de populações, a destruição da terra e da água, são alguns dos fenômenos contemplados nas reflexões recentes da socióloga Saskia Sassen que evidenciam as consequências de um sistema de expulsões que pode afetar, inclusive, os que pensam que não são vulneráveis uma vez que economia e sociedade compõem um todo interdependente, para além de quaisquer perspectiva teórica. O Comunicon 2021 se propõe assim a ser um espaço acadêmico para o debate científico com o objetivo de elucidar, compreender e problematizar como os impactos dos novos modos de expansão da economia global e de suas geopolíticas de expulsão se desenham também nas interfaces entre comunicação e consumo.


Os inscritos poderão participar do congresso internacional com ou sem apresentação de trabalhos em GTs.

13 de outubro – Pré-Comunicon 2021

14 e 15 de outubro – Comunicon 2021

• 8° Encontro de GTs de Pós-Graduação
• 4° Encontro de GTs de Graduação

Atenção: Para participar, é necessário inscrever-se no evento.

PRÊMIO COMUNICON 2021

Todos os trabalhos aprovados e inscritos no 8° Encontro de Grupos de Trabalho de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo serão considerados elegíveis para o Prêmio COMUNICON. Este propõe reconhecer a excelência de trabalhos acadêmicos elaborados na área de comunicação e consumo. A Comissão Julgadora é composta por pesquisadores internos e externos do PPGCOM ESPM. Para mais informações consulte o regulamento abaixo.

Vencedores Prêmio Comunicon 2018

Palestras

Pré-Comunicon | 8º Encontro de GTs de Pós-Graduação | 4º Encontro de GTs de Graduação

COMUNICON 2023

Congresso Internacional em
Comunicação e Consumo