COMUNICON 2021

CONGRESSO INTERNACIONAL
COMUNICAÇÃO E CONSUMO

DIAS 13, 14 e 15/10

Anais - Grupos de Trabalho de Pós-Graduação

Título

COMUNICAÇÃO E CONSUMO: O DISCURSO DAS PRÁTICAS ESG E AS IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DOS INVESTIDORES – CONSUMIDORES

Autores

DAYSE MACIEL DE ARAUJO

SUSANA COMINATO FERRAZ

Trabalho

(DES)ACONTECIMENTO MIDIATIZADO: A COBERTURA DO COTIDIANO DAS PERIFERIAS PELO JORNALISMO DA AGÊNCIA MURAL

TAYANE AIDAR ABIB

ESPORTE, CONSUMO MIDIÁTICO E RECEPÇÃO: UM ESTUDO DA AUDIÊNCIA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO 2019 NA REDE GLOBO

ÉRIKA ALFARO DE ARAÚJO

MAURO DE SOUZA VENTURA

COMUNIDADE E CONSUMO: COMO CUBES DE ASSINATURAS LIVROS ATUAM NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

MARÍLIA ARAUJO

LIFESTYLE BAIXA RENDA E CONSUMO: LUTA POR ESPAÇOS DE VISIBILIDADE NO CONTEXTO DIGITAL

CARLA BARROS

O IMPACTO DA CULTURA DO CONSUMO NAS PRÁTICAS MACHISTAS “INVERTIDAS”: UMA ANÁLISE NO AMBIENTE FAMILIAR

JOSÉ APARECIDO BATISTA JUNIOR

ALENICE DE SOUZA ESTEVAM

MEDIAÇÃO, BEM-ESTAR E AUTOPROMOÇÃO: UMA ANÁLISE DA POLÊMICA DO JEJUM DE SETE DIAS DE MAYRA CARDI

PIETRO GIULIBONI NEMR COELHO

GIULIA TEIXEIRA ROMANELLI

DRAG QUEENS – A MIMETIZAÇÃO DO FEMININO SOB O OLHAR DE IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES

MIRELLA DE ALMEIDA NOGUEIRA LOPES

CONSUMO DE LUXO NO RIO DE JANEIRO: O VILLAGEMALL E AS MULHERES DA BARRA DA TIJUCA

MARIANNA CALDAS MARIANO

O CORPO COMO DISTINÇÃO: ESTILO DE VIDA, MODOS DE SE APRESENTAR E PRÁTICAS DE CONSUMO DE MULHERES DE DIFERENTES CLASSES SOCIAIS

CAMILA DA SILVA MARQUES

A TELENOVELA COMO MEDIADORA DA REALIDADE: SÍNTESE DE UMA PESQUISA DE RECEPÇÃO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA FAVELA NA FICÇÃO TELEVISIVA BRASILEIRA

VIRGÍNIA ALBUQUERQUE PATROCÍNIO ALVES

FAMÍLIA E INTERNET: O QUE CONSOMEM AS MULHERES RURAIS?

JOANA GALL PEREIRA

VALQUÍRIA MICHELA JOHN

DISCUTIR O “SEXO” DAS IAS É DISCUTIR O SEXO DOS ANJOS? REFLEXÕES SOBRE A MOBILIZAÇÃO DE IDENTIDADES A PARTIR DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS COM FOCO EM ASSISTENTES DIGITAIS FEMININAS

 

LEONARDO SANTANA DOS SANTOS RODRIGUES

DA PROFISSIONALIZAÇÃO À UBERIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS, GERENCIAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS

KLENNY ELLEN ALVES DA SILVA

AYRTON HASCEMBERG MARINHO

DOCES MULHERES DO SOL E DA LUA

SIMONE ANTONIACI TUZZO

JAQUELINE COSTA ROSA DA SILVA

ANÁLISE DAS PROPAGANDAS SOBRE MENSTRUAÇÃO

MARIANA VALLARETO NERY

TELEJORNALISMO PÓS-MODERNO E IDENTIDADE

HEIDY VARGAS

BRECHÓS: ENTRE O ÚTIL E O AGRADÁVEL – O QUE DIZEM OS ESTUDOS

GISELDA VILAÇA

MARCIA PERENCIN TONDATO

MENOS CONSUMO, MAIS SENTIDO: MOVIMENTOS SOCIAIS, TEORIAS E PRÁTICAS IDENTITÁRIAS

LARA CRISTINA VOLLMER

A TURBIDEZ CONCEITUAL DO MERCADO DE LUXO: COMUNICAÇÃO E CONSUMO NA CONTEMPORANEIDADE

JOSÉ CARLOS PAES MARQUES FILHO

ANA ROSA FRAZÃO PAIVA

SANDRA REGINA RECH

CULTURAL DIPLOMACY ON INTERNATIONAL FILM FESTIVALS, DURING THE UNPRECEDENTED YEAR OF 2020

MANUELA FETTER NICOLETTI

COMUNICAÇÃO, ESPORTE E GÊNERO: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DE LUTADORAS DO UFC

TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS

FELIPE TAVARES PAES LOPES

Título

REPOSICIONAMENTO DE REPRESENTAÇÕES DA COZINHA NA CULTURA AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEA: O CASO DO GNT

Autores

NARA LYA CABRAL SCABIN

Trabalho

O DISCURSO DO OUTRO: COMO AS NORMAS DE GÊNERO SÃO VALIDADAS NO DISCURSO SOBRE MODA AGÊNERO

CARINA BORGES RUFINO

INVESTIDOS DE PODER DO ALTO: O CONSUMO DOS GARMENTS COMO UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA

ADILLE RIGONI MASSIMINI

PRÁTICAS REPRESENTACIONAIS E CONSUMO SIMBÓLICO DA SAÚDE PÚBLICA: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

VICTORIA SAYURI FREIRE DOS SANTOS KUDEKEN

REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DA MULHER ATLETA EM DIBRADORAS

CAMILLA RODRIGUES NETTO DA COSTA ROCHA

HADRIEL GEOVANI DA SILVA THEODORO

ELEMENTOS LEGITIMADORES DO FUTEBOL AMERICANO: O DISCURSO INSTITUCIONALIZADO DA NFL

THALITA FOMIN STOREL

DO CENTRO AO BAIRRO-CENTRISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-COMUNICACIONAL ACERCA DA MUDANÇA DA PERCEPÇÃO DE CÓDIGOS CULTURAIS E IMOBILIÁRIOS DO CENTRO DE SÃO PAULO NO SÉCULO XXI

MARCO RESENDE RAPELI

 O CAMPO DA COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO SOB O OLHAR DA PROFESSORA BACCCEGA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A METODOLOGIA CASO DE ENSINO

RODRIGO GUIMARÃES MOTTA

CAMILLA RODRIGUES NETTO DA COSTA ROCHA

Título

ESTÉTICA BOLSONARISTA NAS REDES E O POPULISMO DIGITAL: O USO DAS IMAGENS NA REDEFINIÇÃO DO CAMPO POLÍTICO-IDENTITÁRIO BRASILEIRO

Autores

CAROLINA PEDROSA CARDOSO ITOCAZO

ANNA CAROLINA RAPOSO DE MELLO

BIANCA VILLAS BOAS 

Trabalho

ENTRE HAMBÚRGUERES, CRIANÇAS E O DISCURSO DE ÓDIO LGBTFÓBICO: REFLEXÕES SOBRE O OUTVERTISING DO BURGER KING EM 2021 

LEO MOZDZENSKI

SLEEPING GIANTS BRASIL: CONSUMIDOR EMPODERADO E CULTURA DA PARTICIPAÇÃO NO ÂMBITO DA CAMPANHA #DESMONETIZASIKERA 

ALVARO LEME

GANG GANG É O KRALHO: AFETOS E INTERDISCURSIVIDADE DO TRAP BRASILEIRO 

GIULIA MARIA DE ALMEIDA BRAGGION

PARA ALÉM DAS ESTRATÉGIAS: AS MUDANÇAS NO BBB A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO

VITOR LOPES RESENDE

ALINE RODRIGUES 

RAFAEL SOUZA

#FREEBRITNEY: MOBILIZAÇÃO, CULTURA DE ESPECULAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE Fà

EDUARDO JOSÉ MELO RODRIGUES DA SILVA 

THIAGO SOARES

#TBT – QUAL O PASSADO DELES: UMA GENEALOGIA DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS 

NATHALIE DE ALMEIDA HORNHARDT

A MENINA MÁ AGORA É A GAROTA DO RIO: MARCADORES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA VIDEOGRAFIA MUSICAL DE ANITTA 

DARIANE LIMA ARANTES

O EXPERIMENTAL É POLÍTICO: QUESTÕES ESTÉTICAS E POLÍTICAS NO CONTEXTO DA MÚSICA EXPERIMENTAL

FERNANDO GONZALEZ

O LOGRO DE ZAPANALA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE (DE)COLONIALIDADE E (DES)POSSESSÃO A PARTIR DO FILME CHILENO EMPANÁ DE PINO (2008) 

THIAGO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS

BOLHAS, GLOBOS E ESPUMAS: O SABER EM UMA PERSPECTIVA ESFÉRICA E PERFORMÁTICA DE CIRCULAÇÕES 

DANIEL JOSE DE CASTRO SILVA ZACARIOTTI

MEMÓRIAS DISSIDENTES, ENFRENTAMENTOS POSSÍVEIS: ESPAÇOS DE LEITURA A CONTRAPELO 

PEDRO SCUDELLER

CARTOGRAFIA QUEEN: ALGUMAS INCURSÕES NOS FLUXOS NOTURNOS 

VYULLHENEY FERNANDES DE ARAUJO LACAVA

DA ETNOGRAFIA ATÉ AS CARTOGRAFIAS COM DANZAMEDICINA: DERIVAS, PERCURSOS E CICLOS EM UMA INVESTIGAÇÃO PÓS-DOUTORAL

MILENE MIGLIANO GONZAGA

PENSANDO UM PROTOCOLO PARA O ESTUDO DE DISCURSOS E NARRATIVAS DO CONSUMO EM SUAS DIMENSÕES CONTRA-HEGEMÔNICAS E POLÍTICAS COTIDIANAS 

FERNANDA ELOUISE BUDAG

MERCADORIA ANCESTRAL: O CONSUMO DA AYAHUASCA NA INDÚSTRIA DA CURA 

FÁBIO DEL NERO SILVA BARBOSA 

LUCIMARA RETT

COMUNICAÇÃO, GÊNERO E HISTÓRIAS DE VIDAS: ENSAIOS SOBRE CORPO E CURA 

PAULA GORINI OLIVEIRA

NARRATIVAS EM TORNO DO “CORPO ERRADO” COMO FORMA DE FAZER INTELIGÍVEL AS EXPERIÊNCIAS TRANS E TRAVESTIS 

UMA REIS SORREQUIA

SLAM POETRY, CONSUMO E POLITICIDADES: PISTAS INICIAIS PARA DESENVOLVER UMA INVESTIGAÇÃO NARRATIVA

GABRIELA CLEVESTON GELAIN

USOS DA CULTURA COMO RECURSO NO BIXIGA: ATIVISMOS E PRÁTICAS DE CONSUMO EM DIÁLOGO 

JOÃO MARCELO FLORES DE BRAS 

SIMONE LUCI PEREIRA

Título

POR UMA RETÓRICA DO RESPEITO À DIVERSIDADE: AS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE EM CRISE 

Autores

BRUNO VASCONCELOS LIMA

Trabalho

O DILEMA DAS REDES: ENTRE O MITO E O MEDO 

ROSA FONSECA

MASTERCHEF: A NORMALIZACÃO E ESPETACULARIZACÃO DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO 

MARCOS HILLER

“LÍNGUAS QUEBRADAS” E SUBJETIVIDADES AMBIVALENTES: AS MEDIAÇÕES, OS CONFLITOS CULTURAIS E O PENSAMENTO DE FRONTEIRA NA SÉRIE CHICANA “VIDA” 

ANA LUCIA ENNE

GIULIA DE JESUS

NARRATIVAS POLÍTICAS DE FAKE NEWS EM PLATAFORMAS DE REDE SOCIAL: MODOS DE CONVOCAÇÃO E RECURSOS RETÓRICOS DE PERSUASÃO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2018 

LUCIMAR GONÇALVES

ESTRATÉGIAS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO QUE GERAM COMOÇÃO COLETIVA:  UMA DISCUSSÃO SOBRE A VIRALIZAÇÃO DA CULTURA DO ESTUPRO NAS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS 

JÉSSICA ALVES BUENO

AGRADECER OU QUESTIONAR O IMPORTANTE É ENGAJAR: A CONSTRUÇÃO DO “EU” TRABALHADOR NAS NARRATIVAS DO LINKEDIN 

BIANCA BIADENI

ENTRE O “EU” E “O OUTRO”: A EMPATIA COMO PILAR SOCIAL DO DISCURSO EMPREENDEDOR EM CONTRADIÇÃO 

SARAH REZENDE

COMPARTILHAMENTO DE CONSUMO: NÃO É SOBRE O QUE CONSUMIMOS, MAS SOBRE O QUE DIZEMOS QUE CONSUMIMOS 

RODRIGO ENGELBERT

CONSUMOS EM BRECHÓS: EXPERIÊNCIAS EM REALIDADE FIGITAL 

JÉSSICA BAPTISTA DOS SANTOS VENTURA

DANIELA MENEZES NEIVA BARCELLOS

OS SENTIDOS ALIENADOS: OS EFEITOS DO CAPITALISMO SENSORIAL 

ANA AMÉLIA ERTHAL

MARCAS SÃO CRINGE EM REDES SOCIAIS?: MEMES DIGITAIS E RETÓRICAS DO HUMOR NO ENTRETENIMENTO PUBLICITÁRIO INTERATIVO 

LUANA INOCÊNCIO

SOM E SILÊNCIO: DA ABSORÇÃO DAS SENSAÇÕES ÀS EXPERIÊNCIAS SILENCIADORAS DE BRANDING SONORO E MUSICAL 

CRISTIANA MARTINS DE MATOS

OS RITUAIS DO BRINCAR MIDIATIZADOS EM MEIO À CONSTITUIÇÃO DAS INFÂNCIAS CONECTADAS 

MARCELO DE ANDRADE

NARRATIVAS TERAPÊUTICAS E INSPIRACIONAIS DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS MIRINS: O INSTAGRAM DE BETTINA E CÉLINE 

ANTONIA LIMA

FLAVIA FREITAS

ROGÉRIO COVALESKI

MÍDIA E INFÂNCIA: UMA TEMÁTICA QUE AINDA MOBILIZA MAIS AUTORAS MULHERES? REFLEXÕES A PARTIR DOS ANAIS DO COMUNICON 

 

LACRAR NA INTERNET E A ESTETIZAÇÃO DO ARGUMENTO: A PERFORMANCE NO FENÔMENO COMUNICATIVO 

DEBORA SANTOS

RODRIGO LOPES

MARIA MENDONÇA

JUANA DINIZ

“TENHO PENSADO TODO DIA EM DELETAR ESSE INSTAGRAM”: A FRAGMENTAÇÃO DEMARCADA ENTRE O CORPO-SUBJETIVIDADE E SEUS ACOPLAMENTOS MIDIÁTICOS SOB O CENÁRIO DA PANDEMIA GLOBAL 

POLLYANE BELO

A CONCEPÇÃO DA MEIA-IDADE: MODELOS SOCIAIS DO CORPO FEMININO NA CENA MIDIÁTICA 

VALMIR MORATELLI

THAIS CABRAL

Título

UTOPIAS, UCRONIAS E DESILUSÃO: A TRAGÉDIA DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, 1964-2021 

Autores

MARCO ANTÔNIO BIN

Trabalho

NUNCA SE FALOU TANTO SOBRE DITADURA: REMEMORAÇÃO E DISPUTAS NARRATIVAS 

ELISA VIEIRA FONSECA

O SILÊNCIO FEMININO EM DISCURSOS DE HOMENS POLÍTICOS ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALOS SEXUAIS: JOÃO DORIA E A “PRESENÇA DE BIA” 

JAYNAN BORGES ARANDA

DEVIR ESQUECIMENTO: UM ENSAIO SOBRE A DIALÉTICA DAS ATIVIDADES DE ATENÇÃO E DISPERSÃO

 

RAFAELA VALENTINI ESEQUIEL

PARA ALÉM DO CHEIRO DE NAFTALINA: MEMÓRIAS E AFETIVIDADES EM TORNO DAS ROUPAS DE BRECHÓS 

JORGIANA MELO DE AGUIAR BRENNAND

RICARDO FERREIRA FREITAS

EPILOGUE, O FIM NO INÍCIO: HISTÓRIA E MEMÓRIA NA APRESENTAÇÃO DE COLEÇÃO DA GUCCI 

LUISA COSTA CAMPOS DE MOURA

ENTRE UTOPIAS E HETEROTOPIAS: AGRICULTURA DE PROXIMIDADE DAS AMAPS/CSA PORTUGUESAS

 

CAROLINE PASCHOAL SOTILO

CYNTHIA ARANTES LUDERER

A CONSTRUÇÃO MNEMÔNICA DO SIGNIFICADO DA ABUNDÂNCIA 

KELLY DALBEM

SENSORIALIDADE COMO RECURSO DE MEMÓRIA: EXPERIÊNCIAS SOBRE A COMIDA DE SUBÚRBIO CARIOCA ENTRE O SAMBA E AS DELÍCIAS NA FEIRA DAS YABÁS 

ADELAIDE CHAO

RITOS DE PASSAGEM E MEMÓRIA NOS QUARTOS DOS ADOLESCENTES: A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS BIOGRÁFICAS NOS ESPAÇOS PRIVADOS JUVENIS 

MARCELLA AZEVEDO

MEMÓRIAS E ACERVOS EM CURADORIA HILST: POESIAS, DIÁRIOS E OS 90 ANOS DE NASCIMENTO DA ESCRITORA HILDA HILST NAS PLATAFORMAS DIGITAIS 

DÉBORA REGINA BACEGA

A MERCANTILIZAÇÃO DA MEMÓRIA NAS NARRATIVAS DE VIAGENS A GRAMADO PUBLICIZADAS NO SITE TRIPADVISOR 

NICHOLAS NOVO RIVELLI

A OBJETIFICAÇÃO DA ARISTOCRACIA: O CONSUMO TRANSMIDIÁTICO 

LYE RENATA PRANDO

A FOTOGRAFIA RIZOMÁTICA NA MEMÓRIA-MARCÁRIA: FLÂNERIE E REGISTROS FOTOGRÁFICOS EM UMA PESQUISA 

 

FILIPE DE OLIVEIRA COSTA

ENTUSIASMO, AFETOS E MEMÓRIA NO CONSUMO DE VIDEOGAMES RETRÔ 

VICENTE MARTIN MASTROCOLA

FELIPE CORRÊA MELLO

CCXP WORLDS – A JOURNEY OF HOPE : A TRANSPOSIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DAS AMBIÊNCIAS MEMORIALÍSTICAS MÍTICO-MIDIÁTICAS PRESENCIAIS PARA O ESPAÇO DIGITAL 

WAGNER ALEXANDRE SILVA

GHIBLI: MÁQUINAS, MEMÓRIAS E GUERRAS 

LILIA NOGUEIRA CALCAGNO HORTA

CÍRCULO DO LIVRO: OS RASTROS DE MEMÓRIA DO MAIOR CLUBE DE ASSINATURA DE LIVROS BRASILEIRO NO SÉC. XX

SUSANA AZEVEDO REIS

CHRISTINA FERRAZ MUSSE

Título

ENTRE MITOS E DESMISTIFICAÇÕES: ENTRETENIMENTO E RESISTÊNCIAS NA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA 

Autores

LUCAS L. FRAGA 

Trabalho

OS VALORES POLÍTICO-SOCIAIS DOS VIDEOGAMES: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO LGBTQIA+ PRESENTE EM LIFE IS STRANGE 2 

TULIO GIRELLI RIMI

CORONAVÍRUS EM PAUTA: ABORDAGEM TEMÁTICAS NO PODCAST MAMILOS 

GESSIELA NASCIMENTO DA SILVA

ROSEANE ARCANJO PINHEIRO

IZANI PIBERNAT MUSTAFÁ

DO “CENTRO MEDIADO” ÀS “CONVOCAÇÕES BIOPOLÍTICAS”: UM EXERCÍCIO REFLEXIVO SOBRE OS PAPÉIS DA MÍDIA A PARTIR DOS EDITORIAIS DA FOLHA DE SÃO PAULO NA CONSTITUINTE DE 1987-1988 

RONALDO RIBEIRO FERREIRA

DO PODER SOBERANO À SOCIEDADE DE CONTROLE: CONSUMO DE ALIMENTOS E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES 

LUCAS DE VASCONCELOS TEIXEIRA

COMUNICAÇÃO E DIFERENÇA: ESCAVANDO O SILÊNCIO DOS CORPOS NO ACONTECIMENTO 

WEBERSON FERREIRA DIAS

SUELY HENRIQUE DE AQUINO GOMES

DEYVISSON PEREIRA DA COSTA

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA BEBIDA ALCOÓLICA NAS TELENOVELAS BRASILEIRAS 

MELISSA DE A. CABRAL

O NASCIMENTO DA MEDICINA PERSONALIZADA: REFLEXÕES SOBRE A SUA ABORDAGEM MIDIÁTICA NO PORTAL VIVABEM DO UOL 

ANA CATARINA HOLTZ

CONSUMO HABITACIONAL NA CIDADE DE SÃO PAULO: UMA REFLEXÃO SOBRE INTERAÇÕES DISCURSIVAS NA MÍDIA 

GUY PINTO DE ALMEIDA JR.

IMAGEM E REPRESENTAÇÃO DO CORPO AUSENTE NAS CAPAS PANDÊMICAS DE VOGUE ITÁLIA 

ANTONIO HÉLIO JUNQUEIRA

AS MULHERES E SEUS CABELOS BRANCOS. NOVAS PRÁTICAS DE CONSUMO NO PERÍODO PANDÊMICO DE ISOLAMENTO SOCIAL  

SELMA FELERICO

PERSONAS: IMAGEM HUMANA COMO ALGORITMO PARA MIDIATIZAÇÃO EM AMBIENTES DE CONSUMO DIGITAL

LEANDRO ANDERSON DE LOYOLA NUNES

PANDEMIA & PANÓPTICO DIGITAL: O MONITORAMENTO POR GEOLOCALIZADORES NA GESTÃO DE JOÃO DÓRIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM SÃO PAULO 

LUANA DE CARVALHO ALAHMAR

REPRESENTAÇÕES DA CIDADE DE FORTALEZA EM MARCAS DE MODA DO INSTAGRAM: DESCONSTRUÇÃO DO COMPLEXO DE VIRA-LATA 

TICIANA ALBUQUERQUE

ÓRFÃOS DA TERRA: POLÍTICAS, COMUNICAÇÃO E CONSUMO VEGANO NAS COMUNIDADES PERIFÉRICAS 

ANTONIO CARLOS DE SOUZA

Título

PUBLICIDADE E O PRODUCT PLACEMENT: INÍCIO, ALGUNS MEIOS E FINS 

Autores

MARIA CRISTINA DIAS ALVES

MARCELO EDUARDO RIBARIC

Trabalho

ACADEMIAS DE GINÁSTICA NO INSTAGRAM: A COMUNICAÇÃO ESTÉTICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL 

RAISSA GOMES FREIRE CARDOSO

GUERRA DAS COLAS NO BRANDED CONTENT: QUANDO O MELHOR NEGÓCIO É NÃO APARECER 

CAROLINA FABRIS FERREIRA

A BEIRA E O MAR: A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA CARIOCA EM VÍDEOS PUBLICITÁRIOS RELACIONADOS AO ROCK IN RIO 

FREDERICO AUGUSTO RIBEIRO DA SILVA

A PUBLICIDADE NO BIG BROTHER BRASIL: AS NOVAS LÓGICAS DE PRODUÇÃO ENTRE VEÍCULO E ANUNCIANTES 

ROBERTA SCORCIO MAIA TAFNER

ESSE MEME É MEU: A COMERCIALIZAÇÃO DE DISASTER GIRL À LUZ DA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA E DE ESTUDOS CULTURAIS 

ISRAEL CONDE ALEIXO MARTINS

MARGINALIZAÇÃO DA PROFISSIONAL CRIATIVA NA CONQUISTA DE POSIÇÕES NAS ÁREAS DE PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO NO SETOR DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO EIXO RIO/PAULO 

ANA CAROLINA SOARES DE NÓBREGA

EXISTE CONTRA-HEGEMONIA NA PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA? 

LUCAS ALVES SCHUCH 

JULIANA PETERMANN

PUBLICIDADE PÓS-CAUSA: O PODER DA LINGUAGEM PUBLICITÁRIA 

BRUNO POMPEU

ANÁLISE DO DISCURSO NA CULTURA DO CANCELAMENTO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE CANCELAMENTO DE KAROL KONKÁ 

KELY PRISCILA BARBOSA RAMOS

QUE LIVRO VOCÊ VAI LER? A MEDIAÇÃO DOS INFLUENCIADORES LITERÁRIOS E O CONSUMO DE LIVROS DE FICÇÃO 

ÁKILLA LONARDELLI PEREIRA PINTO

A LITERATURA NO CIBERESPAÇO DURANTE A PANDEMIA: O HARRY POTTER AT HOME E A LEITURA CRÍTICA DE NARRATIVAS MIGRANTES 

VANESSA COUTINHO MARTINS

TODASPORUMA: CENÁRIOS E SENTIDOS DA POESIA SLAM NA NARRATIVA PUBLICITÁRIA DE NIKE 

ANDRÉA ANTONACCI

PRODUCT LITERATURE: A PUBLICIDADE NAS ENTRANHAS DE TEXTOS LITERÁRIOS 

JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA

 A “NOVA MULHER”: COMO A PUBLICIDADE REPRESENTOU AS CICLISTAS E SUFRAGISTAS 

BEATRIZ BERALDO BATISTA

Título

COMUNICAÇÃO E CIDADANIA DE REFUGIADOS VENEZUELANOS EM ABRIGOS NO CONTEXTO DA FRONTEIRA BRASIL-VENEZUELA 

Autores

DENISE COGO

JULIA CAMARGO

SABRINA GENERALI

Trabalho

PRECARIADO, INFORMATIZAÇÃO DO TRABALHO E EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO MIGRATÓRIO 

GUSTAVO DAINEZI

WHATSAPP E PANDEMIA: O ATIVISMO DIGITAL DE MULHERES MIGRANTES NO NICHO LABORAL DA COSTURA EM SÃO PAULO 

ELISA CAMARGO CANJANI

DINÂMICAS COMUNICACIONAIS DE (IN)VISIBILIDADE NA MIGRAÇÃO LGBTQIA+ 

HADRIEL GEOVANI DA SILVA THEODORO

ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2018: O QUE PESQUISAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS TEM ABORDADO SOBRE MIGRAÇÃO PALESTINA, COMUNICAÇÃO E MULHERES 

SIMONE MUNIR DAHLEH

O RETRATO DA MÍDIA SOBRE MULHER REFUGIADA NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DAS REFUGIADAS NAS REPORTAGENS DO G1 

ALEXANDRA GUIDA MARINHO

AFROCONSUMO: APONTAMENTOS SOBRE AS PRÁTICAS DE CONSUMO DA NEGRITUDE 

JOSELAINE CAROLINE

MULHERES NEGRAS NAS TECNOLOGIAS: ETHOS DE JUSTIÇA SOCIAL E CAMINHOS DESAFIANTES FRENTE ÀS IMAGENS DE CONTROLE 

CATHARINNA FERREIRA DA COSTA MARQUES

“VERDADES”: É CACHO, É COR, É PODER: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DOS CABELOS CRESPOS NA PUBLICIDADE 

JADNA RODRIGUES BARBOSA

COLETIVOS DE TEATRO FEMINISTAS: APROXIMAÇÕES ENTRE NORDESTE E SUL DO BRASIL 

PAULA GARCIA

O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS COMO LEGITIMADORA DE INCURSÕES GOLPISTAS EM BRASIL E BOLÍVIA 

GABRIEL SOARES DE ALMEIDA

RELAÇÕES ENTRE CIDADANIA E JUSTIÇA NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O CASO DO RECLAME AQUI 

DANIEL BARSI

NATALIE GUSMÃO

Título

“O MUNDO CORPORATIVO É UM MUNDO”: AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE EXCLUSÃO A PARTIR DO CONSUMO DE MORALIDADES POR LÍDERES CORPORATIVOS 

Autores

SHEILA MIHAILENKO CHAVES MAGRI

Trabalho

CONSUMO DE INFORMAÇÕES E A CREDIBILIDADE NO UNIVERSO DAS IMAGENS TÉCNICAS 

SUZANA TAKAKO PERTINHEZ

DE CEO A INFLUENCER: O LÍDER E SEU PAPEL NAS PLATAFORMAS SOCIAIS DIGITAIS 

CAROLINA FRAZON TERRA

#VIVAOSUS: NARRATIVAS COMPARTILHADAS NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, NA DIMENSÃO FALADA, PELA REDE DE CIDADÃOS CONECTADOS JÁ VACINADOS CONTRA A COVID-19 

JUDY LIMA TAVARES SALES

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE MOTORISTAS POR APLICATIVO A PARTIR DAS LEGISLAÇÕES E DECISÕES JUDICIAIS NO BRASIL 

ALEXANDRE SOARES DE MELO

ANA CIRNE PAES DE BARROS

O CONSUMO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE PROFISSIONAIS CRIATIVOS EM PLATAFORMAS FREELANCERS 

LETÍCIA GUIMARÃES

OS IMPACTOS DA SESTA-FOSTA: MORALIDADES NO ESPAÇO PÚBLICO DIGITAL 

MARIA JÚLIA ALENCASTRO VEIGA

A SATISFAÇÃO DE PACIENTES EM TELECONSULTA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM DOS DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE SITES DE PLANOS DE SAÚDE 

ROBERTO ANTONIO RODRIGUES SOARES

GABRIELA MACHADO RAMOS DE ALMEIDA 

MÁRIO HENRIQUE OGASAVARA

APOCALÍPTICOS E INTEGRADOS À CULTURA DO CANCELAMENTO: IDENTIFICANDO ALGUMAS LINHAS CONCEITUAIS GERAIS 

IZABELA DOMINGUEZ 

AYRTON HASCEMBERG

A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE FOMENTO DA POLÍTICA DE CONCILIAÇÃO

 

AMANDA LEITE CAMPOS

RAMON BEZERRA COSTA

MELISSA SILVA MOREIRA RABELO

PUBLICIDADE E (NÃO) REPRESENTAÇÃO: O SILENCIAMENTO DE SUJEITOS VULNERÁVEIS SOCIOECONOMICAMENTE 

LUCAS MAYER

FÁBIO HANSEN

COMO DECIDIR EM TEMPOS CONTRADITÓRIOS? ELEMENTOS, CONCEITOS E INTERFACES PARA UMA REFLEXÃO PRELIMINAR NO EVOLUIR DO SÉCULO XXI 

BOANERGES BALBINO LOPES FILHO

O CAMPO CIENTÍFICO PERANTE JOVENS BRASILEIROS: OS AGENTES ACADÊMICOS SOB O OLHAR DE PIERRE BOURDIEU 

DANIELLY BEZERRA DOS SANTOS

Título

PERFORMANCES DA RESISTÊNCIA: IMAGENS COMO ARRANJOS COMUNICATIVOS NAS INSURGÊNCIAS DO SÉCULO 21 

Autores

FRANCINE ALTHEMAN

Trabalho

POLÍTICAS DE PRESENÇA EM PROTESTOS PANDÊMICOS 

HELOISE BARREIRO CAMPOS

THIAGO SOARES

MARTÍRIO E PERFORMANCE NA PROPAGANDA DO ESTADO ISLÂMICO: O CASO DE FLAMES OF WAR I 

ANA CAROLINA COSTA

IMAGENS NA CENTRALIDADE DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL: REPRESENTAÇÃO, CULTURA E IDENTIDADE 

INÊS DA SILVA ALVES

MEMÓRIAS DE DOMINAÇÃO: O MITO DO LABIRINTO EM “O SOM AO REDOR” 

VITOR AGNELLI

ENTRE O CONTROLE E A ABERTURA: POLÍTICAS DA IMAGEM EM GERU E A COR DO FOGO E A COR DA CINZA 

MARÍLIA XAVIER DE LIMA

JAMER GUTERRES DE MELLO

AND I NEED YOU NOW TONIGHT, AND I NEED YOU MORE THAN EVER: ROMANTISMOS DE ARTIFÍCIO NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO 

DIEISON MARCONI 

GABRIELA ALMEIDA

A OSCILANTE E MÚLTIPLA FORMA DO SER: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PÓS-INDUSTRIAL NA CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO PÓS-ABISSAL 

FERNANDO SOUZA BELO

MODELO CONCEITUAL DE ANÁLISE DE TENDÊNCIAS COM BASE NA GESTÃO VISUAL DE PROJETOS PARA O FASHION LAB – COLETIVO CRIATIVO DE BLUMENAU/SC 

ALESSANDRO MATEUS FELIPPE

CRISTÓVÃO DOMINGOS DE ALMEIDA

O LUGAR DO ESPECTADOR NO VIDEOCLIPE: FENOMENOLOGIA E PERFORMANCE NOS ESTUDOS SOBRE AS AUDIOVISUALIDADES MUSICAIS EM REDE 

LEONAM DALLA VECCHIA

IMAGENS MELODRAMÁTICAS DE PROSTITUTAS E ESPOSAS EM “AMORTEAMO”: POR ENTRE CONTINUIDADES REFORÇADAS E TENTATIVAS DE RUPTURA 

ANDERSON LOPES DA SILVA

O FEMININO COMO MONSTRUOSO EM UNDER THE SKIN 

ANA CAROLINE FOGAÇA BARBOSA

Título

OS FLUXOS INFORMACIONAIS COMO MÉTODO PARA OS ESTUDOS DE COMPETÊNCIAS MIDIÁTICAS 

Autores

ANDRÉ RICARDO CARBONE

Trabalho

ENTRE CIDADÃOS E CONSUMIDORES LGBTQIA+: REFLEXÕES PARA UMA LITERACIA PUBLICITÁRIA DAS HOMOSSEXUALIDADES E GÊNEROS DISSIDENTES 

ANDERSON ALVES SCHERER

O CONTEÚDO E O CREATOR: ARTE E OFÍCIO DO INFLUENCIADOR DIGITAL 

JOSÉ MARIA MENDES

REFLEXÕES SOBRE A PUBLICIDADE DIGITAL ALGORÍTMICA E PROGRAMÁTICA E OS DESAFIOS ENTRE RELEVÂNCIA E CONTROLE 

THATIANNE SILVA SOUSA 

MANUELA DO CORRAL VIEIRA

LINGUAGEM PUBLICITÁRIA REFLEXIVA: FERRAMENTA DE PRODUÇÃO E DE DISPUTA PELO CAMPO DOS DIFERENTES ATORES SOCIAIS 

FELLIPE ROCHA

LITERACIAS PARA A MÍDIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A FUNDAMENTAÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA 

ISABELA AFONSO PORTAS

REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA: A INTERNET ABERTA, CONSUMO E PRODUÇÃO NA REDE E SEUS IMPACTOS PARA O ABISMO DIGITAL 

PEDRO HENRIQUE SOARES MELO RAMOS

ENTRE DESAPEGO E ACHADINHOS: CONSUMO E SUSTENTABILIDADE EM GRUPOS MATERNOS DE WHATSAPP NO CEARÁ 

FERNANDA BÔTO PAZ ARAGÃO

MARINA PEREIRA RIOS

JORNALISMO DE DADOS: COMPETÊNCIAS DIGITAIS E OLHAR CRÍTICO ÀS COLETAS AUTOMATIZADAS 

MAYANNA ESTEVANIM

 

ISBN 978-85-99790-21-2

Palestras

Pré-Comunicon | 8º Encontro de GTs de Pós-Graduação | 4º Encontro de GTs de Graduação

COMUNICON 2023

Congresso Internacional em
Comunicação e Consumo