COMUNICON 2021

CONGRESSO INTERNACIONAL
COMUNICAÇÃO E CONSUMO

DIAS 13, 14 e 15/10

Ementas dos Grupos de Trabalho de Pós Graduação

GT 1 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADES

Práticas, atribuição de sentidos e representações midiáticas

Coordenação: Profa. Dra. Marcia Perencin Tondato

O GT Comunicação, Consumo e Identidade discute questões relacionadas aos processos de significação e ressignificação inerentes ao complexo contexto da contemporaneidade e às possibilidades de abertura para leituras diferentes e divergentes em discursos mediados pelo cotidiano e pela cultura, abrangendo reflexões sobre a construção teórico-prática das inter-relações comunicação, identidades e consumo (e não consumismo). Com tais preocupações, o GT agrega pesquisas sobre: a) processos de produção, circulação e apropriação de bens advindos das práticas de comunicação midiática e interfaces com o consumo material e simbólico; b) relações sociais, de classes e de gêneros, mobilizadas na sociedade complexa a partir de processos comunicacionais e práticas de consumo; c) atribuições de sentido e constituição de identidades nos ambientes comunicacionais característicos de uma sociedade midiatizada; d) as representações ficcionais seriadas, entendidas como espaços de interlocução de saberes, práticas e culturas.


 

GT 2 – COMUNICAÇÃO E CONSUMO EM PERSPECTIVA HISTÓRICA

Coordenação: Profa. Dra. Eliza Casadei

A proposta do GT é reunir trabalhos que discutam as relações entre comunicação e consumo a partir de uma perspectiva histórica. Nesse sentido, serão abarcadas pesquisas que abordem análises voltadas aos modos a partir dos quais a história dos meios de comunicação de massa e seus processos específicos medeiam uma história sobre as visualidades de consumo, ao engendrar visibilidades próprias de cada época, bem como suas rupturas e recorrências. Assim, serão consideradas temáticas prioritárias: a) investigação dos processos históricos das mediações do consumo pela comunicação; b) história das visualidades do consumo a partir do mapeamento da história dos meios de comunicação de massa e suas produções específicas; c) proposição de metodologias para o estudo histórico das relações entre comunicação e consumo; d) estudo das diferentes estratégias retóricas, estilísticas e narrativas ligadas ao consumo nos produtos midiáticos ao longo do tempo; e) delimitação das diferentes estratégias estilísticas de composição ligadas aos imaginários de consumo; f) análise discursiva dos imaginários de consumo em diferentes produtos midiáticos de diferentes períodos; e g) análise das continuidades e rupturas discursivas do consumo ao longo do tempo.


GT 3 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E NOVOS FLUXOS POLÍTICOS

Questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero

Coordenação: Profa. Dra. Rose de Melo Rocha

Considerando a centralidade dos processos de comunicação e das práticas de consumo na cena contemporânea, compreendendo a política em sentido amplo, em suas expressões não institucionais e cotidianas;  o GT investiga novos fluxos políticos associados a: a) ativismos e manifestações estético-políticas vinculadas a questões geracionais, raciais e de gênero; b) ações de trânsito (urbano/digital; midiático/massivo; ético/estético) atinentes à midiatização do social, à espetacularização e à iconicização do capital; c) cosmopolitismos, diásporas, glocalidades e processos pós-periféricos articulados ao consumo (material e simbólico); e d) dinâmicas bottom-up e práticas contra-hegemônicas nas sociedades midiáticas e do consumo, com suas narrativas, politicidades e expressividades.


GT 4 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBJETIVIDADE

Coordenação: Profa. Dra. Gisela G. S. Castro

Este GT tem a intenção de congregar reflexões e fomentar discussões acerca do papel da comunicação e das lógicas de consumo na promoção de modulações nos modos de ser e de estar junto. Interessa-nos analisar as práticas de comunicação e consumo em sua articulação com: a) transformações perceptivas, cognitivas e/ou afetivas em ambientes supersaturados de mensagens comerciais; b) as dinâmicas do entretenimento, as estratégias midiáticas e mercadológicas no fomento a certos modos de ser e de viver; c) a mercadorização do cotidiano, o consumo da experiência e a experiência do consumo; d) afetividade, sociabilidade e subjetividade nas redes sociais digitais; e) estereótipos, preconceitos e modelos sociais alternativos na cena midiática; e f) as imagens do envelhecimento e seus discursos; entre outras questões relevantes.


GT 5 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO, MEMÓRIA

Cenas culturais e midiáticas

Coordenação: Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes

As conexões entre comunicação, consumo e memória permitem considerar o consumo como código cultural que armazena e gera constantemente novas informações de tal sorte que o consumo de formas materiais, midiáticas, simbólicas, afetivas ressignificam o tempo passado, o tempo presente e a própria memória. Como invenção e reconstrução, a memória também se materializa, além das histórias individuais e coletivas de seus sujeitos, por meio da biografia de objetos e mercadorias. Este grupo de trabalho acolhe pesquisas e reflexões acadêmicas dedicadas a pensar as intersecções: a) consumo, memória, cultura; b) consumo, memória, mídia; c) consumo, memória nas subculturas juvenis; e d) consumo, memória, entretenimento; e) consumo, memória e artes da performance.


GT 6 – COMUNICAÇÃO, DISCURSOS DA DIFERENÇA E BIOPOLÍTICAS DO CONSUMO

Coordenação: Profa. Dra. Tânia Hoff

Este GT tem por objetivo investigar as práticas discursivas, os regimes de visibilidade e de produção de verdade da diferença na cena midiática contemporânea, considerando-se o fenômeno do consumo, suas biopolíticas e biossociabilidades. A partir dos processos comunicacionais e dos modos como os produtos midiáticos se apropriam dos discursos da diferença nas dimensões política, econômica e sociocultural, o GT problematiza: a) identidades étnicas, raciais e de orientações sexuais; b) estetização e representações da diferença; c) discursos sobre saúde e beleza; d) formas de simbolização do corpo em diversos contextos culturais (híbridos, mestiços e sincréticos); e) apropriações da diferença pelo mercado; f) regimes de visibilidade; g) biopolítica nas culturas do consumo.


GT 7 – CONSUMO, LITERATURA E ESTÉTICAS MIDIÁTICAS

Coordenação: Prof. Dr. João Anzanello Carrascoza

Este GT objetiva discutir a comunicação publicitária e sua produção de sentido voltada para as práticas de consumo, a partir de sua relação visceral com as matrizes da narrativa literária. Assim, acolhe as pesquisas e os debates em torno das seguintes temáticas: a) estudos focados nas lógicas de produção do discurso publicitário; b) elementos da poética publicitária; c) publicidade e os processos de contaminação da linguagem; d) interfaces entre teoria literária e publicidade; e) práticas de consumo no universo literário; f) estética e retórica do consumo; e) formas publicitárias e estetizações literárias; f) historiografia da publicidade; e g) produção e consumo de narrativa publicitária.


GT 8 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E CIDADANIA NO CONTEXTO DAS REDES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação: Profa. Dra. Denise Cogo

O GT tem como objetivo o debate de pesquisas em torno das interfaces entre comunicação, consumo e cidadania que se orientam pela reflexão sobre práticas e políticas  no contexto das redes sociocomunicativas e dos movimentos sociais. Busca-se reunir estudos e reflexões sobre as experiências e práticas individuais e coletivas das chamadas minorias (migrantes, mulheres, transgêneros, afrodescendentes, indígenas, etc.) em que estejam implicados processos de apropriações e usos comunicacionais e ou midiáticos articulados às demandas e mobilizações por cidadania em suas múltiplas dimensões: econômica, social, política, jurídica, cultural, universal e comunicativa. Em um cenário de convergência tecnológica e digital, busca-se enfatizar as experimentações, práticas  e agenciamentos culturais e comunicacionais que são produzidos pelas minorias em espaços locais, nacionais, transnacionais a partir de dinâmicas que constituem e são constitutivas das redes e movimentos sociais.


GT 9 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INSTITUCIONALIDADES

Coordenação: Prof. Dr. Luiz Peres-Neto

Partindo do debate sobre comunicação e consumo, este GT propõe discutir os processos de mediação e os contextos sociais, políticos e culturais nos quais se constituem, legitimam ou interagem instituições e organizações com o conjunto da sociedade. São objetos de interesse trabalhos que proponham esse debate a partir das seguintes temáticas: a) agenciamentos institucionais nos processos comunicacionais; b) a construção de tramas de civilidade, inclusão e exclusão social; c) as fronteiras do público e do privado; d) a comunicação em contextos organizacionais e institucionais e suas relações com as práticas de consumo; e) ética, comunicação e consumo; f) liberdade de expressão e políticas de comunicação; g) discursos sobre o reconhecimento de direitos e reconstruções do social; h) comunicação, consumo e religiosidade.


GT 10 – IMAGEM, COMUNICAÇÃO E CONSUMO

Coordenação: Profa. Dra. Gabriela Ramos de Almeida

A consolidação da imagem como forma preponderante de mediação e de produção de sentidos no presente se reflete na sua necessária centralidade enquanto objeto de estudo no campo da Comunicação. Ao mesmo tempo em que é possível verificar a manutenção de corpos, sujeitos e saberes que ocupam historicamente lugares de poder e de visibilidade em contextos midiatizados, as mudanças nas lógicas de produção, circulação e consumo de imagens nas últimas duas décadas permitiram também a emergência de diversos sujeitos, em geral tratados como outros – de classe, de raça e etnia, de gênero e de orientação sexual, que disputam narrativas, imaginários e paisagens por meio das imagens. Compreender esses processos é tentar entender fenômenos de ordem também estética que dão origem a sensibilidades e afetos compartilhados. O GT abriga trabalhos dedicados à investigação da imagem enquanto mediação, objeto ou processo na interface entre comunicação e consumo, a partir dos seguintes eixos temáticos: a) políticas da imagem; b) imagem e experiência estética; c) imagem como mediação; d) imagem e produção de afetos; e) paisagens imagéticas no/do capitalismo; f) dimensões estéticas do consumo via imagens; g) performance e performatividade nas imagens e h) imagem e representações sociais.


GT 11 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E LITERACIAS DIGITAIS

Coordenação: Profa. Dra. Egle Müller Spinelli

Este GT objetiva tratar de questões teórico-práticas que privilegiem o campo do consumo digital e midiático e as interfaces com as áreas de comunicação e educação. Tem como intenção promover reflexões e discussões sobre processos comunicacionais, educativos e socioculturais de consumo referentes ao desenvolvimento de competências de literacias para cidadania relacionadas às práticas de informação, educação e entretenimento. São contempladas investigações que dialoguem com: a) literacias para o consumo midiático e digital; b) formação de competências digitais para o século XXI; c) múltiplas formas de literacias nas ambiências digitais; d) práticas de consumo consciente e sustentável; e) fenômenos da comunicação e consumo na educação formal e informal; f) comunicação e consumo no contexto de desordem informacional, polarização política e violência digital.

Palestras

Pré-Comunicon | 8º Encontro de GTs de Pós-Graduação | 4º Encontro de GTs de Graduação

COMUNICON 2023

Congresso Internacional em
Comunicação e Consumo