Programação Completa - GTs Pós-Graduação

 

GT 1 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E IDENTIDADES: práticas, atribuição de sentido e representações midiáticas

Coordenação: Profa. Dra. Marcia Perencin Tondato

 

SESSÃO 1: Representações de gêneros e classes sociais na contemporaneidade

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00 – 15:45
Comunicação, esporte e gênero: uma análise das representações midiáticas de lutadoras do UFC (Felipe Tavares Paes Lopes; Tarcyanie Cajueiro Santos – UNISO)
O corpo como distinção: estilo de vida, modos de se apresentar e práticas de consumo de mulheres de diferentes classes sociais (Camila da Silva Marques – UFSM)
Esporte, consumo midiático e recepção: um estudo da audiência da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 na Rede Globo (Érika Alfaro de Araújo; Mauro de Souza Ventura – UNESP)
Doces Mulheres do Sol e da Lua (Simone Antoniaci Tuzzo; Jaqueline Costa Rosa da Silva – UFG)
A mimetização do feminino sob o olhar de identidades e representações (Mirella de Almeida N. Lopes – UFRGS)

 

SESSÃO 2: Discussões sobre consumo mediado pela TV e internet

Data: 14/10/2021
Horário: 16:00 – 17:45
Família e internet: o que consomem as mulheres rurais? (Joana Gall Pereira; Valquíria Michaela John – UFPR)
A telenovela como mediadora da realidade: síntese de uma pesquisa de recepção sobre as representações sociais da favela na ficção televisiva brasileira (Virgínia Albuquerque Patrocínio Alves – PUC-Rio)
Análise das propagandas sobre menstruação (Mariana Vallareto Nery – ESPM)
Discutir o “sexo” das IAs é discutir o sexo dos anjos? Reflexões sobre a mobilização de identidades a partir de campanhas publicitárias com foco em assistentes digitais femininas (Leonardo Santana dos Santos Rodrigues – ESPM)
O impacto da cultura do consumo nas práticas machistas “invertidas”: uma análise no ambiente familiar (José Aparecido Batista Jr.; Alenice de Souza Estevam – aTHON)

 

SESSÃO 3: Reflexões sobre o consumo material e identidades

Data: 15/10/2021
Horário: 9:00 – 10:30
Lifestyle baixa renda e consumo: luta por espaços de visibilidade no contexto digital (Carla Barros – UFF)
Da profissionalização à uberização: uma análise dos processos, gerenciamentos e organização do trabalho dos influenciadores digitais (Klenny Ellen Alves da Silva; Ayrton Hascemberg Marinho – UFPE) 
Comunicação e Consumo: o Discurso das Práticas ESG e as Implicações na Identidade dos Investidores- Consumidores (Dayse Maciel de Araujo; Susana Cominato Ferraz – ESPM)
Mediação, bem-estar e autopromoção: uma análise da polêmica do jejum de sete dias de Mayra Cardi  (Pietro Giuliboni N. Coelho; Giulia Teixeira Romanelli – ESPM)

 

SESSÃO 4: Apropriações de sentidos das notícias na atualidade

Data: 15/10/2021
Horário: 10:45 – 12:00
(Des)acontecimento midiatizado: a cobertura do cotidiano das periferias pelo Jornalismo da Agência Mural (Tayane Aidar Abib – UNESP)
Telejornalismo pós-moderno e identidade (Heidy Vargas – ESPM)
Menos consumo, mais sentido: movimentos sociais, teorias e práticas identitárias (Lara Cristina Vollmer – ESPM)

 

SESSÃO 5: Olhares sobre o consumo imaterial e expressões identitárias

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Comunidade e consumo: como clubes de assinaturas livros atuam na construção de identidades (Marília Araújo – PUC-MG)
A Turbidez Conceitual do Mercado de Luxo: Comunicação e Consumo na Contemporaneidade (José Carlos Paes Marques Filho – ESPM/UDESC; Ana Rosa Frazão – UNIR; Sandra Regina Rech – UDESC) 
Brechós: entre o útil e o agradável – o que dizem os estudos (Maria Giselda Vilaça; Marcia Perencin Tondato – UniFBV-ESPM)
Consumo de luxo no Rio de Janeiro: o VillageMall e as mulheres da Barra da Tijuca ( Marianna Caldas Mariano – PUC-Rio)
Cultural Diplomacy on International Film Festivals, during the unprecedented year of 2020 (Manuela Fetter Nicoletti -PUC-RS)
 
 

GT 2 – COMUNICAÇÃO E CONSUMO SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Coordenação: Profa. Dra. Eliza Casadei

 

SESSÃO 1: Comunicação e Consumo sob uma perspectiva histórica I

Data: 15/10/2021
Horário: 09:00 – 12:00
Reposicionamento de representações da cozinha na cultura audiovisual contemporânea: o caso do GNT (Nara Lya Cabral Scabin – UAM)
O discurso do Outro: Como as normas de gênero são validadas no discurso sobre moda agênero (Carina Borges Rufino – PPGCOM ESPM)
Investidos de Poder do Alto: o consumo dos garments como um símbolo de resistência (Adille Rigoni Massimini – PPGCOM ESPM)
Práticas Representacionais e Consumo Simbólico da Saúde Pública: uma análise da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti (Victoria Sayuri Freire dos Santos Kudeken – PPGCOM ESPM)

 

SESSÃO 2: Comunicação e Consumo sob uma perspectiva histórica II

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Representações Midiáticas da Mulher Atleta em Dibradoras (Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha – Instituto Germinare)
Elementos Legitimadores do Futebol Americano: O Discurso Institucionalizado da NFL (Thalita Fomin Storel – PPGCOM ESPM)
 Do Centro Ao Bairro-Centrismo: Uma análise histórico-comunicacional acerca da mudança da percepção de códigos culturais e imobiliários do centro de São Paulo no século XXI (Marco Resende Rapeli – ESPM)
 O Campo Da Comunicação/Educação Sob o Olhar da Professora Bacccega: Aproximações e Distanciamentos com a metodologia Caso de Ensino (Rodrigo Guimarães Motta – Instituto Germinare)

 

 

GT 3 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E NOVOS FLUXOS POLÍTICOS

Coordenação: Profa. Dra. Rose de Melo Rocha

 

SESSÃO 1

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00 
Mediação: Milene Migliano (PPGCOM-ESPM)
Estética Bolsonarista nas redes e o populismo digital: o uso das imagens na redefinição do campo político-identitário brasileiro – Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo (USP; Universidade São Judas Tadeu), Anna Carolina Raposo de Mello (USP) e Bianca Villas Boas (USP)
Autonetnografia e Colonialismo de Dados: Uma Tentativa de Aproximação entre Algoritmos, Subjetividade e Práticas de Consumo em Rede – Danilo Postinguel (JUVENÁLIA-ESPM)
Entre hambúrgueres, crianças e o discurso de ódio LGBTfóbico: Reflexões sobre o outvertising do Burger King em 2021 – Leo Mozdzenski (UFPE)
Sleeping Giants Brasil: consumidor empoderado e cultura da participação no âmbito da campanha #DesmonetizaSikera – Alvaro Leme (PPGCOM-ECA/USP)
Gang Gang é o Kralho: Afetos e interdiscursividade do trap brasileiro  – Giulia Maria de Almeida Braggion (PPGCOM-ESPM)

 

SESSÃO 2

Data: 14/10/2021
Horário: 16:00 – 18:00 
Mediação: Silvia Helena Simões Borelli (PPGCSO-PUCSP)
Para Além das Estratégias: As Mudanças no BBB a Partir da Participação do Público – Vitor Lopes Resende, Aline Rodrigues e Rafael Souza (PPGCOM-UFPE)  
#FreeBritney: Mobilização, cultura de especulação e experiência de fã – Eduardo José Melo Rodrigues da Silva e Thiago Soares (PPGCOM-UFPE)
#tbt – qual o passado deles: Uma genealogia dos influenciadores digitais  – Nathalie de Almeida Hornhardt (PPGCOM-ESPM; FAAP)
A MENINA MÁ AGORA É A GAROTA DO RIO: Marcadores de gênero, raça e classe na videografia musical de Anitta – Dariane Lima Arantes (PPGCOM-ESPM)
O Experimental é Político: questões estéticas e políticas no contexto da música experimental – Fernando Gonzalez (PPGCOM-ESPM)

 

SESSÃO 3

Data: 15/10/2021
Horário: 9:00 – 12:00 
Mediação: Simone Luci Pereira (PPGCOM-UNIP)
O logro de Zapanala: uma aproximação entre (de)colonialidade e (des)possessão a partir do filme chileno Empaná de Pino (2008) – Thiago Henrique Ribeiro dos Santos (JUVENÁLIA-ESPM)
BOLHAS, GLOBOS E ESPUMAS: o saber em uma perspectiva esférica e performática de circulações – Daniel Jose De Castro Silva Zacariotti (PPGCOM-ESPM)
Memórias dissidentes, enfrentamentos possíveis: espaços de leitura a contrapelo – Pedro Scudeller (PPGCOM-ESPM)
Cartografia queen: Algumas incursões nos fluxos noturnos – Vyullheney Fernandes de Araujo Lacava (PPGCS-UFRN)
Da etnografia até as cartografias com DanzaMedicina: derivas, percursos e ciclos em uma investigação pós-doutoral – Milene Migliano Gonzaga (PPGCOM-ESPM)
Pensando um protocolo para o estudo de discursos e narrativas do consumo em suas dimensões contra-hegemônicas e políticas cotidianas – Fernanda Elouise Budag (FAPCOM; USJT)
 

SESSÃO 4

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00 
Mediação: Maria Cláudia Paiva (PPGCSO-PUCSP)
Mercadoria Ancestral: O Consumo da Ayahuasca na Indústria da Cura – Fábio Del Nero Silva Barbosa (ECA-USP) e Lucimara Rett (UFRJ)
Comunicação, gênero e histórias de vidas: ensaios sobre corpo e cura – Paula Gorini Oliveira (UERJ)
Narrativas em Torno do “Corpo Errado” Como Forma de Fazer Inteligível as Experiências Trans e Travestis – Uma Reis Sorrequia (PPGCOM-ESPM)
Slam poetry, Consumo e Politicidades: Pistas Iniciais Para Desenvolver Uma Investigação Narrativa – Gabriela Cleveston Gelain (PPGCOM-ESPM)
Usos da Cultura como Recurso no Bixiga: ativismos e práticas de consumo em diálogo – João Marcelo Flores de Bras (URBESOM-UNIP) e Simone Luci Pereira (PPGCOM-UNIP)

 

 

GT 4 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBJETIVIDADE

Coordenação: Profa. Dra. Gisela G. S. Castro

 

SESSÃO 1

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Por uma retórica do respeito à diversidade: as agências de publicidade em crise (Bruno Vasconcelos Lima – ESPM)
O Dilema das Redes: entre o mito e o medo (Rosa Fonseca – ESPM)
MasterChef: a normalizacão e espetacularizacão do assédio moral no ambiente de trabalho (Marcos Hiller – ESPM)
“Línguas quebradas” e subjetividades ambivalentes: as mediações, os conflitos culturais e o pensamento de fronteira na série chicana “Vida” (Ana Lucia Enne; Giulia de Jesus – UFF)
 

SESSÃO 2

Data: 14/10/2021
Horário: 16:00 – 18:00
Narrativas políticas de fake news em plataformas de rede social: modos de convocação e recursos retóricos de persuasão nas eleições brasileiras de 2018 (Lucimar Gonçalves – ESPM)
Estratégias na produção de conteúdo que geram comoção coletiva:  uma discussão sobre a viralização da cultura do estupro nas plataformas de redes sociais (Jéssica Alves Bueno – ESPM)
Agradecer ou questionar o importante é engajar: a construção do “eu” trabalhador nas narrativas do LinkedIn (Bianca Biadeni – USP/ESPM)
Entre o “eu” e “o outro”: a empatia como pilar social do discurso empreendedor em contradição (Sarah Rezende – UFPR)
 

SESSÃO 3

Data: 15/10/2021
Horário: 09:00 – 10:45
Compartilhamento de consumo: não é sobre o que consumimos, mas sobre o que dizemos que consumimos (Rodrigo Engelbert – UFPR)
Consumos em brechós: experiências em realidade figital (Barcelos; Ventura – UERJ)
Os sentidos alienados: os efeitos do Capitalismo Sensorial (Ana Amélia Erthal – ESPM Rio)
Marcas são cringe em redes sociais: memes digitais e retóricas do humor no entretenimento publicitário interativo (Luana Inocêncio – UFF)
Som e silêncio: Da absorção das sensações às experiências silenciadoras de branding sonoro e musical (Cristiana Martins de Matos – UERJ)
   

SESSÃO 4 

Data: 15/10/2021
Horário: 10:45 – 12:00
Os rituais do brincar midiatizados em meio à constituição das infâncias conectadas (Marcelo de Andrade – USP)
Narrativas terapêuticas e inspiracionais de influenciadoras digitais mirins: o Instagram de Bettina e Céline (Antonia Lima; Flavia Freitas; Rogério Covaleski – UFPE)
Mídia e Infância: uma temática que ainda mobiliza mais autoras mulheres? Reflexões a partir dos anais do Comunicon (Debora Santos; Rodrigo Lopes; Maria Mendonça – UFPE) 

 

SESSÃO 5 

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Lacrar na internet e a estetização do argumento: a performance no fenômeno comunicativo (Juana Diniz – ESPM)
“Tenho pensado todo dia em deletar esse instagram”: a fragmentação demarcada entre o corpo-subjetividade e seus acoplamentos midiáticos sob o cenário da pandemia global (Pollyane Belo – UERJ) 
A concepção da meia-idade: modelos sociais do corpo feminino na cena midiática (Valmir Moratelli; Thais Cabral – PUC Rio)
Onde tem emoção, tem beleza? Descortinando o viés de preconceito em uma narrativa fortemente emocional (Gisela G. S. Castro – ESPM)

 

 

GT 5 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E MEMÓRIA 

Coordenação: Mônica Rebecca Ferrari Nunes

SESSÃO 1: Dimensões políticas da memória

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00 – 15:30
Moderadora: Mônica Nunes
Comentadores: Marco Bin e Adelaide Chao
Utopias, ucronias e desilusão: a tragédia das políticas de desenvolvimento social, 1964-2021 (Marco Antônio Bin)
Nunca se falou tanto sobre ditadura: rememoração e disputas narrativas (Elisa Vieira Fonseca)
O silêncio feminino em discursos de homens políticos envolvidos em escândalos sexuais: João Doria e a “presença de Bia” (Jaynan Borges Aranda) 

 

SESSÃO 2: Memória, esquecimento e rastro nas culturas materiais

Data: 14/10/2021
Horário: 16:00 – 18:00
Moderadora: Mônica Nunes
Comentadores:  Débora Bacega e Filipe Costa
Devir esquecimento: um ensaio sobre a dialética das atividades de atenção e dispersão
(Rafaela Valentini Esequiel)
Para além do cheiro de naftalina: memórias e afetividades em torno das roupas de brechós (Jorgiana Melo de Aguiar Brennand)
Epilogue, o fim no início: história e memória na apresentação de coleção da Gucci (Luisa Costa Campos de Moura)
Círculo do Livro: Os Rastros de Memória do Maior Clube de Assinatura de Livros Brasileiro no Séc. XX (Susana Azevedo Reis)

 

SESSÃO 3: Memórias e espacialidades no consumo alimentar

Data: 15/10/2021
Horário: 9:00 – 10:30
Moderadora: Mônica Nunes
Comentadores: Cynthia Luderer e Wagner Silva
Entre utopias e heterotopias: Agricultura de Proximidade das AMAPs/CSA Portuguesas
(Caroline Paschoal Sotilo e Cynthia Arantes Luderer)
A Construção Mnemônica do Significado da Abundância (Kelly Dalbem)
Sensorialidade como recurso de memória: experiências sobre a comida de subúrbio carioca entre o samba e as delícias na Feira das Yabás (Adelaide Chao)

 

SESSÃO 4: Narrativas biográficas e consumo de memórias

Data: 15/10/2021
Horário: 10:45 – 12:00
Moderadoras: Mônica Nunes
Comentadoras: Caroline Sotilo e Lilia Horta
Ritos de Passagem e Memória nos Quartos dos Adolescentes: a Construção de Narrativas Biográficas nos Espaços Privados Juvenis (Marcella Azevedo)
Memórias e acervos em Curadoria Hilst: poesias, diários e os 90 anos de nascimento da escritora Hilda Hilst nas plataformas digitais (Débora Regina Bacega)
A mercantilização da memória nas narrativas de viagens a Gramado publicizadas no site TripAdvisor (Nicholas Novo Rivelli)

 

SESSÃO 5: Cultura da memória e consumo midiático

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Moderadora: Mônica Nunes
Comentadores:  Vincent Mastrocola e Rafaela Valentini
A objetificação da aristocracia: o consumo transmidiático (Lye Renata Prando)
A fotografia rizomática na memória-marcária: flânerie e registros fotográficos em uma pesquisa (Filipe De Oliveira Costa)
Entusiasmo, Afetos e Memória no Consumo de Videogames Retrô (Vicente Martin Mastrocola e Felipe Corrêa Mello)
CCXP WORLDS – a Journey of hope : a transposição da experiência das ambiências memorialísticas mítico-midiáticas presenciais para o espaço digital (Wagner Alexandre Silva)
Ghibli: Máquinas, Memórias e Guerras (Lilia Nogueira Calcagno Horta)

 

 

GT 6 – COMUNICAÇÃO, DISCURSOS DA DIFERENÇA E BIOPOLÍTICAS DO CONSUMO 

Coordenação: Profa. Dra. Tânia Hoff

 

SESSÃO 1: Entrelaçamentos: comunicação, consumo e política

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Moderadora: Profa. Dra. Tânia Hoff
Entre Mitos e Desmistificações: entretenimento e resistências na política contemporânea (Lucas L. Fraga – ESPM)
Comentadoras: Gessiela Nascimento da Silva, Roseane Arcanjo Pinheiro e Izani Pibernat Mustafá
Os valores político-sociais dos videogames: uma análise do conteúdo LGBTQIA+ presente em Life is Strange 2 (Tulio Girelli Rimi – PUC-SP)
Comentador: Lucas L. Fraga
Coronavírus em pauta: abordagem temáticas no podcast Mamilos (Gessiela Nascimento da Silva, Roseane Arcanjo Pinheiro e Izani Pibernat Mustafá – Universidade Federal do Maranhão)
Comentador: Ronaldo Ribeiro Ferreira
Do “Centro Mediado” às “Convocações Biopolíticas”: um exercício reflexivo sobre os papéis da mídia a partir dos editoriais da Folha de São Paulo na Constituinte de 1987-1988 (Ronaldo Ribeiro Ferreira – ESPM)
Comentador: Tulio Girelli Rimi

 

SESSÃO 2 – Poder, diferença e produção de subjetividades

Data: 14/10/2021
Horário: 16:15 – 18:00
Moderadora: Ana Catarina Holtz
Do poder soberano à sociedade de controle: consumo de alimentos e produção de subjetividades (Lucas de Vasconcelos Teixeira – ESPM)
Comentadores: Weberson Ferreira Dias e Suely Henrique de Aquino Gomes
Órfãos da Terra: políticas, comunicação e consumo vegano nas comunidades periféricas (Antonio Carlos de Souza – ESPM)
Comentador: Melissa de A. Cabral
Comunicação e Diferença: escavando o silêncio dos corpos no acontecimento (Weberson Ferreira Dias e Suely Henrique de Aquino Gomes – Universidade Federal de Goiás)
Comentador: Lucas de Vasconcelos Teixeira
Uma análise crítica da representação da bebida alcoólica nas telenovelas brasileiras (Melissa de A. Cabral – PUC-RJ)
Comentador: Antonio Carlos de Souza

 

SESSÃO 3 – Sentidos do Corpo e Interações Discursivas

Data: 15/10/2021 
Horário: 9:00 – 12:00
Moderador: Lucas de Vasconcelos Teixeira
O Nascimento da Medicina Personalizada: reflexões sobre a sua abordagem midiática no Portal VivaBem do UOL (Ana Catarina Holtz – ESPM)
Comentador: Selma Felerico
Consumo Habitacional na cidade de São Paulo: uma reflexão sobre interações discursivas na mídia (Guy Pinto de Almeida Jr. – FMU – FIAM FAAM)
Comentador: Antonio Hélio Junqueira
Imagem e Representação do Corpo Ausente nas Capas Pandêmicas de Vogue Itália (Antonio Hélio Junqueira – Universidade Federal do Paraná)
Comentadora: Ana Catarina Holtz
As mulheres e seus cabelos brancos. Novas práticas de consumo no período pandêmico de isolamento social  (Selma Felerico – Universidade São Judas Tadeu)
Comentador: Guy Pinto de Almeida Jr. 

 

SESSÃO 4 – Interface comunicação e consumo em ambientes digitais

Data: 15/10/2021 
Horário: 14:00 – 16:00
Moderadora: Profa. Dra. Selma Felerico
Personas: Imagem humana como algoritmo para midiatização em ambientes de consumo digital (Leandro Anderson de Loyola Nunes – ESPM)
Comentadora: Luana de Carvalho Alahmar
Pandemia & Panóptico Digital: O monitoramento por geolocalizadores na gestão de João Dória durante a pandemia Covid-19 em São Paulo (Luana de Carvalho Alahmar – ESPM)
Comentador: Ticiana Albuquerque
Representações da cidade de Fortaleza em marcas de moda do Instagram: desconstrução do complexo de vira-lata (Ticiana Albuquerque – Universidade Federal do Ceará)
Comentador: Leandro Anderson de Loyola Nunes

 

 

GT 7 – CONSUMO, LITERATURA E ESTÉTICAS MIDIÁTICAS

Coordenação: Prof. Dr. João Anzanello Carrascoza

 

SESSÃO 1: Produção publicitária e história da mídia 

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Publicidade e o Product Placement: início, alguns meios e fins (Maria Cristina Dias Alves e Marcelo Eduardo Ribaric)
Academias de ginástica no Instagram: a comunicação estética em tempos de isolamento social (Raissa Gomes Freire Cardoso)
Guerra das Colas no Branded Content: quando o melhor negócio é não aparecer (Carolina Fabris Ferreira)

 

SESSÃO 2: Produção publicitária e história da mídia 

Data: 14/10/2021
Horário: 16:00 – 18:00
A beira e o mar: a representação imagética carioca em vídeos publicitários relacionados ao Rock in Rio (Frederico Augusto Ribeiro da Silva)
 A “nova mulher”: como a publicidade representou as ciclistas e sufragistas (Beatriz Beraldo Batista)
A Publicidade no Big Brother Brasil: as novas lógicas de produção entre veículo e anunciantes (Roberta Scorcio Maia Tafner)
Esse Meme é Meu: A Comercialização de Disaster Girl à luz da reprodutibilidade técnica e de estudos culturais (Israel Conde Aleixo Martins)

 

SESSÃO 3: Produção publicitária e discursos contemporâneos  

Data: 15/10/2021
Horário: 09:00 – 11:00
Marginalização da profissional criativa na conquista de posições nas áreas de planejamento e criação no setor de publicidade e propaganda no eixo Rio/Paulo (Ana Carolina Soares de Nóbrega)
Existe contra-hegemonia na produção publicitária? (Lucas Alves Schuch e Juliana Petermann)
Publicidade pós-causa: o poder da linguagem publicitária (Bruno Pompeu)
Análise do Discurso na Cultura do Cancelamento: Uma análise do discurso de cancelamento de Karol Konká (Kely Priscila Barbosa Ramos)

 

SESSÃO 4: Livros, literatura e consumo midiático

Data: 15/10/2021
Horário: 11:00 – 12:00
Que livro você vai ler? A mediação dos influenciadores literários e o consumo de livros de ficção (Ákilla Lonardelli Pereira Pinto)
A literatura no ciberespaço durante a pandemia: o Harry Potter at Home e a leitura crítica de narrativas migrantes (Vanessa Coutinho Martins)

 

SESSÃO 5: Narrativa literária e publicitária: diálogos

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
PERSONA(GEM): modelos de criação publicitária inspirados por métodos literários (Raíssa de Cássia Palma e Raquel Vieira Fávaro Petronilho)
TodasPorUma: cenários e sentidos da poesia slam na narrativa publicitária de Nike (Andréa Antonacci)
Product literature: a publicidade nas entranhas de textos literários (João Anzanello Carrascoza)

 

 

GT 8- COMUNICAÇÃO, CONSUMO E CIDADANIA NO CONTEXTO DAS REDES E MOVIMENTOS SOCIAIS

Coordenação: Profa. Dra. Denise Cogo

 

SESSÃO 1:  Migrações transnacionais, tecnologias digitais  e cidadania

Data: 14/10/2021 
Horário: 14:00 – 16:00 
Moderador: Hadriel Geovani da Silva Theodoro  (ESPM, InCom-UAB)
Comunicação e cidadania de refugiados venezuelanos em abrigos no contexto da fronteira Brasil-Venezuela (Denise Cogo, Julia Camargo, Sabrina Generali – ESPM)
Precariado, informatização do trabalho e empreendedorismo no contexto migratório (Gustavo Dainezi – ESPM)
WhatsApp e pandemia: o ativismo digital de mulheres migrantes no nicho laboral da costura em São Paulo (Elisa Camargo Canjani – USP)           
 (Elisa Camargo Canjani – USP)

 

SESSÃO 2: Comunicação, migração e relações de gênero

Data: 14/10/2021 
Horário: 16:00- 18:00
Moderadora: Denise Cogo (ESPM)
Dinâmicas Comunicacionais de (In)Visibilidade na Migração LGBTQIA+ (Hadriel Geovani da Silva Theodoro – ESPM – InCom-UAB)
Entre os anos de 2000 a 2018: o que pesquisas das Ciências Sociais e Humanas tem abordado sobre migração palestina, comunicação e mulheres (Simone Munir Dahleh -UFSM)
O retrato da mídia sobre mulher refugiada no Brasil: um estudo de caso sobre a representação das refugiadas nas reportagens do G1 (Alexandra Guida Marinho – ESPM)

 

SESSÃO 3: Comunicação, identidades e práticas de consumo

Data: 15/10/2021 
Horário: 9:00 – 12:00
Moderadora: Sabrina Generali (ESPM)
Afroconsumo: apontamentos sobre as práticas de consumo da negritude (Joselaine Caroline – UFRGS)
Mulheres Negras nas Tecnologias: Ethos de Justiça Social e Caminhos Desafiantes Frente às Imagens de Controle (Catharinna Ferreira da Costa Marques – UFF)
“Verdades”: é cacho, é cor, é poder: um estudo sobre a representação dos cabelos crespos na publicidade (Jadna Rodrigues Barbosa – PUCRS)
Coletivos de teatro feministas: aproximações entre Nordeste e Sul do Brasil (Paula Garcia – UNIP)

 

SESSÃO 4 – Comunicação, discursos e cidadania na sociedade de consumo

Data: 15/10/2021 
Horário: 14:00 às 16:00
Moderadora: Julia Camargo (ESPM)
O papel da Organização dos Estados Americanos como legitimadora de incursões golpistas em Brasil e Bolívia (Gabriel Soares De Almeida – ESPM)
Relações entre cidadania e justiça na sociedade midiatizada: O caso do Reclame Aqui (Daniel Barsi, Natalie Gusmão – Faculdade Ary de Sá)

 

 

GT 9 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E INSTITUCIONALIDADES

Coordenação: Prof. Dr. Luiz Peres-Neto

 

SESSÃO 1: Organizações, produção de sentidos e discursos  

Data: 15/10/2021
Horário: 09:00 – 10h30
“O mundo corporativo é um mundo”: as práticas discursivas de exclusão a partir do consumo de moralidades por líderes corporativos (Sheila Mihailenko Chaves Magri – ESPM)
Consumo de informações e a credibilidade no universo das imagens técnicas (Suzana Takako Pertinhez – ECA-USP)
De CEO a influencer: O líder e seu papel nas plataformas sociais digitais (Carolina Frazon Terra – FCL)
#VIVAOSUS: Narrativas Compartilhadas Na Comunicação Organizacional, Na Dimensão Falada, pela Rede de Cidadãos Conectados Já Vacinados Contra a Covid-19 (Judy Lima Tavares Sales – UFRGS)

 

SESSÃO 2: Novos cenários digitais, novos arranjos institucionais? 

Data: 15/10/2021
Horário: 11:00 – 12:30
Análise das relações de trabalho de motoristas por aplicativo a partir das legislações e decisões judiciais no Brasil (Alexandre Soares de Melo e Ana Cirne Paes de Barros -IFRN)
O consumo nas relações de trabalho de profissionais criativos em plataformas freelancers (Letícia Guimarães – UFPR)
Os impactos da SESTA-FOSTA: Moralidades no espaço público digital (Maria Júlia Alencastro Veiga – ESPM)
A satisfação de pacientes em teleconsulta no Brasil: Uma abordagem dos desafios na comunicação corporativa de sites de planos de saúde (Roberto Antonio Rodrigues Soares, Gabriela Machado Ramos de Almeida e Mário Henrique Ogasavara – ESPM)

 

SESSÃO 3: Comunicação e os desafios para a construção do comum 

Data: 15/10/2021
Horário: 14:00 – 16:00
Apocalípticos e Integrados à Cultura do Cancelamento: Identificando Algumas Linhas Conceituais Gerais (Izabela Dominguez e Ayrton Hascemberg – UFPE)
A comunicação comunitária como estratégia de fomento da política de conciliação
(Amanda Leite Campos, Ramon Bezerra Costa, Melissa Silva Moreira Rabelo – UFM)
PUBLICIDADE E (NÃO) REPRESENTAÇÃO: o silenciamento de sujeitos vulneráveis socioeconomicamente (Lucas Mayer e Fábio Hansen – UFPR)
Como decidir em tempos contraditórios? Elementos, conceitos e interfaces para uma reflexão preliminar no evoluir do século XXI (Boanerges Balbino Lopes Filho – UFJF)
O campo científico perante jovens brasileiros: os agentes acadêmicos sob o olhar de Pierre Bourdieu (Danielly Bezerra dos Santos – ESPM)

 

 

GT 10 – IMAGEM, COMUNICAÇÃO E CONSUMO 

Coordenação: Gabriela Machado Ramos de Almeida 

 

SESSÃO 1: Dimensões performativas nas/das imagens

Data: 14/10/2021 
Horário: 14:00 – 15h45
Coordenação: Dieison Marconi (ESPM)
Performances da resistência: imagens como arranjos comunicativos nas insurgências do século 21 (Francine Altheman – ESPM)
Políticas de presença em protestos pandêmicos (Heloise Barreiro Campos e Thiago Soares – UFPE)
Martírio e performance na propaganda do Estado Islâmico: o caso de Flames of War I (Ana Carolina Costa – UNESP)
Imagens na centralidade da construção do pensamento social: representação, cultura e identidade (Inês da Silva Alves – UFF)

 

SESSÃO 2: Estética e política no audiovisual brasileiro contemporâneo

Data: 14/10/2021 
Horário: 16:00 – 17h45
Coordenação: Anderson Lopes da Silva (USP)
Memórias de dominação: o mito do labirinto em “O som ao redor” (Vitor Agnelli – ESPM)
Entre o Controle e a Abertura: Políticas da Imagem em Geru e A cor do fogo e a cor da cinza (Marília Xavier de Lima e Jamer Guterres de Mello – UAM)
And I need you now tonight, and I need you more than ever: Romantismos de artifício no cinema brasileiro contemporâneo (Dieison Marconi e Gabriela Almeida – ESPM)
A Oscilante e Múltipla Forma do Ser: a Produção Audiovisual Pós-Industrial na Construção de um Pensamento Pós-Abissal (Fernando Souza Belo – ESPM)

 

SESSÃO 3: Representações e arranjos teórico-metodológicos na pesquisa com imagens

Data: 15/10/2021 
Horário: 09:00 – 10:45
Coordenação: Thiago Soares (UFPE)
Modelo Conceitual de Análise de Tendências com base na Gestão Visual de Projetos para o Fashion Lab – Coletivo Criativo de Blumenau/SC (Alessandro Mateus Felippe e  Cristóvão Domingos de Almeida – UFMT)
O lugar do espectador no videoclipe: fenomenologia e performance nos estudos sobre as audiovisualidades musicais em rede (Leonam Dalla Vecchia – UFF)
Imagens melodramáticas de prostitutas e esposas em “Amorteamo”: por entre continuidades reforçadas e tentativas de ruptura (Anderson Lopes da Silva – USP)
O Feminino como Monstruoso em Under The Skin (Ana Caroline Fogaça Barbosa – ESPM)

 

 

GT11 – COMUNICAÇÃO, CONSUMO E LITERACIAS DIGITAIS

Coordenação: Profa. Dra. Egle Müller Spinelli

 

SESSÃO 1: Literacias digitais para o consumo nos processos comunicacionais

Data: 14/10/2021
Horário: 14:00-16:00
Os fluxos informacionais como método para os estudos de competências midiáticas (André Ricardo Carbone – ESPM)
Entre cidadãos e consumidores LGBTQIA+: reflexões para uma literacia publicitária das homossexualidades e gêneros dissidentes (Anderson Alves Scherer – UFRGS)
O Conteúdo e o Creator: Arte e Ofício do Influenciador Digital (José Maria Mendes – UFPE)
Reflexões sobre a publicidade digital algorítmica e programática e os desafios entre relevância e controle (Thatianne Silva Sousa e Manuela do Corral Vieira – UFPA)
Linguagem publicitária reflexiva: ferramenta de produção e de disputa pelo campo dos diferentes atores sociais (Fellipe Rocha – UFPE)

 

SESSÃO 2: Literacias digitais para o consumo midiático

Data: 15/10/2021
Horário: 9:00 – 11:00
Literacias para a mídia: um estudo bibliográfico sobre a fundamentação do conceito de educação midiática (Isabela Afonso Portas – ESPM)
Reflexões sobre a pandemia: A internet aberta, consumo e produção na rede e seus impactos para o abismo digital (Pedro Henrique Soares Melo Ramos – ESPM)
Entre desapego e achadinhos: consumo e sustentabilidade em grupos maternos de WhatsApp no Ceará (Fernanda Bôto Paz Aragão; Marina Pereira Rios – UFC)
Jornalismo de dados: competências digitais e olhar crítico às coletas automatizadas (Mayanna Estevanim – USP)

 

 

 

 

Palestras

Pré-Comunicon | 8º Encontro de GTs de Pós-Graduação | 4º Encontro de GTs de Graduação

COMUNICON 2023

Congresso Internacional em
Comunicação e Consumo