Programação - Mesas Grupos de Pesquisa PPGCOM/ESPM

 

DATA: 13/10/2021 – QUARTA-FEIRA – TARDE

Mesa 1: Título: #VaiPraCuba: cultura digital e cidadania

Horário: 14h às 15h20min

  

Participantes:

Ailynn Torres Santana
Militante feminista. Pesquisadora pós-doutoral no International Research Group on Authoritarianism and Counter-Strategies, da Fundação Rosa Luxemburgo, pesquisadora visitante da Freie Universität Berlin, e pesquisadora associada em FLACSO Equador. Doutora em Ciências Sociais pela FLACSO Equador. Integra o conselho editorial das revistas Cuban Studies (Harvard University) e Sin Permiso (Barcelona).
 
Deborah Rodríguez Santos
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade de Havana (Cuba). Atua na área dos estudos migratórios e narrativas de si na cultura digital, com foco na diáspora cubana no Brasil. Editora no veículo jornalístico independente OnCuba News, membro do grupo de pesquisa MiDICom (UFF) e colaboradora na equipe do podcast “Cuba do Avesso”
 
Thiago Soares
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop. Pesquisador Produtividade nível 2 do CNPq. Desenvolveu, com apoio do CNPq, a pesquisa “Música Pop em Cuba: Enfrentamentos políticos e midiáticos” que resultou no livro “Modos de Experienciar Música Pop em Cuba” (Editora da UFPE).
 
Denise Cogo (mediadora) 
Professora Titular do PPPGCOM ESPM, onde coordena o Grupo de Pesquisa Deslocar. Pesquisadora Produtividade Nível 1C do CNPq e pesquisadora
associada do Instituto de la Comunicación (InCom) da Universidade Autônoma de Barcelona.
 
GP promotor: Deslocar – Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo (https://deslocar3ci.wordpress.com/)
 

 

Mesa 2: Memórias e geopolíticas da exclusão: injustiça e sofrimento no Brasil

Horário: 15h30 às 16h50

 

Participantes:

Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ)
Formada em jornalismo pela UFF (1990). Possui mestrado (1995) e doutorado (2000) em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da Escola de Comunicação da UFRJ. Coordena o grupo de pesquisa Mídia Memória e Temporalidades. É coordenadora da equipe Rio do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva). É membro fundadora da Rememora (Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação). Autora de livros e artigos sobre comunicação, memória e mídia.
 
Bárbara Heller (UNIP)
Graduada em Teoria Literária pela UNICAMP (1982), mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1990) e doutora em Teoria Literária pela UNICAMP (1997). Tem pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista (2011) e pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2015). Atualmente é docente e vice-coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip) e líder do Grupo de Pesquisa Narrativas da Memória: Representações, Identidades e Culturas, além de membro fundadora da rede de pesquisa Rememora.
 
Juliana Gagliardi de Araujo (UFF)
Bacharel em História pela UERJ, em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pela UFRJ, mestre e doutora em Comunicação pela UFF, onde é atualmente professora substituta e Coordenadora Executiva do Laboratório de Mídia e Democracia (Lamide). Foi pesquisadora visitante no Departamento de Comunicação da Tulane University (EUA) e pesquisadora de pós-doutorado (bolsa Capes Brasil/INCT-Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação) no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da UERJ.
 
Lúcia Santa Cruz – (ESPM-Rio)
Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professora da ESPM Rio nas graduações de Jornalismo, Cinema e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC), do qual atualmente é coordenadora-adjunta. Coordena o Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (LEMBRAR/MPGEC). Uma das fundadoras da Rede de Estudos de Memória e Comunicação (Rememora). Membro da The International Media and Nostalgia Network (IMNN). Pesquisadora de mídia, memória, nostalgia e economia criativa.
 
Priscila Perazzo (USCS)
Doutora em História Social pela USP (2002). Atualmente é docente do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É líder do Grupo de Pesquisa Memórias do ABC: Comunicação, Cultura e Memória(CNPq), e membro fundadora da rede de pesquisa Rememora. Coordena o Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais da USCS. Fundadora, vice-coordenadora e coordenadora GT “Memória nas Mídias”, da COMPÓS, de 2017 a 2019.
 
Teresa Neves (UFJF)
Professora associada do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação da UFJF e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação Social pela UFJF. Membro-fundadora da REMEMORA.
 
Mônica Rebecca Ferrari Nunes (PPGCOM – ESPM) – Mediadora
Pesquisadora Produtividade nível 2 do CNPq. Graduada em Letras (PUCSP), Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP) com formação complementar na EHESS, Paris, França. Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais (PUCSP). Docente e Pesquisadora do PPGCOM- ESPM, SP. Líder do Grupo de Pesquisa MNEMON, Memória, Comunicação e Consumo (CNPq/ ESPM). Membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisadores em Memória e Comunicação, REMEMORA. Coordenadora atual do GT Memória nas Mídias, (COMPÓS). Coordena a Cátedra Memória-Instituto Cultural ESPM.
 
Promoção: MNEMON (ESPM/CNPq) /Cátedra Memória ESPM/ REMEMORA/
GT Memória nas Mídias (COMPÓS)

 

 

Mesa 3: Comunicação e Estudos de Gênero: abordagens e perspectivas de análise

Horário: 17h às 18h20min

 

Participantes:

Bruno Souza Leal
Professor titular do Departamento de Comunicação/Fafich/UFMG e pesquisador permanente do PPGCOM/UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, tendo integrado o NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG. Seus trabalhos compreendem pesquisas sobre narrativa, jornalismo, homocultura, historicidades, as televisualidades, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. 
 
Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça
É Professor Adjunto do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Docente Permanente do PPGCOM UFOP. Integra os grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG) e o Ponto: afetos, gêneros, narrativas (UFOP). É vice-coordenador do GT Gêneros e Sexualidades (COMPÓS).
 
Gabriela Machado Ramos de Almeida
Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM). Líder do grupo de pesquisa Sense – Comunicação, consumo, imagem e experiência (CNPq/PPGCOM ESPM).  Coordena o Grupo de Pesquisa Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros na Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
 
Rose de Melo Rocha (mediadora)
Professora do PPGCOM-ESPM, liderando o GP JUVENÁLIA. Doutora em Ciências da Comunicação (USP), com estágio pós-doutoral concluído em Ciências Sociais (PUC-SP), em finalização junto ao Programa Postdoctoral de Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO) e iniciado junto ao NUCUS (UFBA). Membro fundador do GT CLACSO Infancias y Juventudes, coordena o GT Gêneros e Sexualidades (COMPÓS). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.
 
Nome GP promotor: JUVENÁLIA (@gpjuvenalia  https://www.facebook.com/groups/573614226114459 )
 

Palestras

Pré-Comunicon | 8º Encontro de GTs de Pós-Graduação | 4º Encontro de GTs de Graduação

COMUNICON 2023

Congresso Internacional em
Comunicação e Consumo